[Resenha] Máscara - O Diário do Leitor

14/04/2014

[Resenha] Máscara

Máscara
A vida não é um jogo
Autor: Luiz Henrique Mazzaron
Editora: Novo Século
Número de Páginas: 366
5_estrelas.png (145×27)

Sinopse: Liam é um garoto que viveu por muito tempo isolado devido aos constantes castigos do sádico tio, um carrasco ex-militar. Porém, inesperadamente, surge uma entidade maléfica, uma figura das trevas trajando uma máscara, que passa a persegui-lo, levando-o a participar de um jogo num mundo surreal, chamado Domus. Junto a um grupo, Liam parte para uma experiência alucinante, em que os pecados da humanidade serão colocados em xeque, como numa espécie de julgamento. Um combate onde o principal objetivo do adversário é mostrar o quão odiosa é a raça humana... Mas ainda há muitos mistérios que rodeiam este intricado jogo. Por qual motivo a criatura possui tamanha obsessão por ele? E vale a pena prosseguir, já que a morte é a única certeza?

Recebi a obra de parceria com o autor em um evento que houve aqui em São Paulo, no Parque do Ibirapuera, há pouco mais de um mês. Devorei o livro em apenas dois dias, mas somente hoje consegui resenhá-lo, devido ao número gigantesco de resenhas que ainda estou devendo.


Pois bem, em Máscara temos a história de vida do pequeno Liam, uma criança órfã de apenas sete anos, criado e maltratado pelo tio. Ele vive em um quartinho, que me lembrou muito o de Harry Potter, quando uma assistente social intercede a seu favor. O único problema é que seu tio não aceitou muito bem a história e atacou a mulher.

Aquela imagem nunca mais sairia de sua mente, um anjo enfrentando um demônio.

A partir daí uma série de acontecimentos bizarros ocorrem com pessoas que estiveram próximas (ou não) ao garoto.

Liam cresce e, com dezessete ano, acaba indo parar em um local desconhecido, no meio de um verdadeiro jogo de horror que o próprio criador de Jogos Mortais sentiria inveja.

- Bem-vindo ao jogo, Liam.

E é através de um show macabro que Luiz Henrique nos apresenta seus personagens, secundários, mas que muitas vezes roubam o papel de Liam dentro da narrativa. Cada um tem um pecado “original”, fazendo com que esteja ali presente. Não vou entrar em detalhes, mas a que eu mais me apaixonei foi a Kelly, uma drag queen julgada, no início, como invejosa, mas acho que ela foi a que mais passou humanidade dentre os demais.

Realmente, Máscara é uma ficção que transcende tudo o que já havia lido. Ele é magicamente capaz de nos entreter a cada linha. A cada nova página, traz nas entrelinhas detalhes importantes para que a narração não se perca. O livro, apesar de não ter fim (serão, no total, 6  livros – se não me engano, rs), tem uma boa amarração da trama.

Deus nos abandonou; o fim chegou.

Por falar em trama, ela é muito bem escrita. Não traz nada de termos rebuscados, dignos de romances policiais de tempos passados, mas uma forma distinta de prender o leitor e fazê-lo enraizar dentro da história, como se estivéssemos vivenciando cada movimento dado no texto. Por ser o primeiro livro escrito por Luiz, ele acertou em cheio e soube lapidar cuidadosamente seu primogênito. Espero ansiosamente sua continuação!

Parabéns à editora Novo Século pelo trabalho exemplar com a arte da capa e diagramação. Não me recordo se encontrei erros na revisão, dado que fiz a leitura há um certo tempo, mas com certeza não foi algo gritante, senão teria lembrado.  Só peço que publiquem a continuação rapidinho!


- Conheça minha história. Sinta minha dor. Me liberte.

11 comentários:

  1. Oi Pam,
    Essa é a primeira resenha que leio do livro, mas logo que vi e li a sinopse fiquei interessada pela leitura, em breve vou compra-lo.
    Parece ser um história bem envolvente, que nos deixa pressos na leitura.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro. Gostei da história, me pareceu confusa mas bem interessante.
    Parabéns pela resenha, você escreve muito bem.

    Bjocas

    ResponderExcluir
  3. Nossa, ja ouvi falar desse livro a um tempo atrás, mas nunca tinha surgido em mim interesse de lê-lo mas depois dessa com certeza ele entra na minha lista de compras.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  4. Heeey,
    Eu já tinha visto a capa desse livro, mas nunca parei para ver do que se trata. Erro meu, já que ele parece ser fantástico. Quero ler! Mais um para a listinha :(
    Ótima resenha! :3
    Beijos,
    Mari
    http://mundodanoite.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tenho horror dessa capa... assustadora. E esse verdadeiro jogo de horror que você citou, que daria inveja ao criador de Jogos Mortais, foi mais que o suficiente para me fazer passar longe do livro... hehe... Não é meu estilo de leitura, mas tenho visto muitas resenhas positivas por aí, parece ser um prato cheio para quem gosta do gênero.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Primeiramente a capa desse livro é muito chamativa e só por ela eu já compraria haha sou do tipo que compra pela capa mesmo! Gostei da premissa e pretendo ler em breve!

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Pamela, tudo bem?
    Eu já vi esse livro em vários blogs e os comentários são sempre positivos. mas não faz muito o meu estilo, pois ele parece ser mais terror do que mistério. E a capa dá até um pouco de medo.
    Mas para quem gosta, parece ser excelente, sucesso para o autor.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que esse é um dos livros nacionais que eu mais já ouvi falar por aí, ele tem um tema bem sombrio e eu gostaria muito de poder conferir essa obra. Acho o tema interessante e bem original. Das várias resenhas que li, muitas são bem positivas, então quero mesmo ler este livro.
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Pam
    Eu gostei da premissa do livro é já li outras resenhas positivas. Assim que tiver uma oportunidade vou ler o livro. Sua resenha foi muito boa, mostrou pontos que só aguçaram minha curiosidade em ler a obra.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  10. Pena q tem continuação, estou fugindo delas para garantir minha sanidade mental haahahaha! Mas achei a tematica muito interessante,e eu adoro personagens secundarios bem construidos, entao fiquei bem curiosa! Vou acompanhar os outros lançamentos do escritor, para quando tiver mais volumes lançados eu comprar tudo de uma vez! =D

    ResponderExcluir
  11. É a segunda vez que leio uma resenha dando nota máxima pra esse livro então to cmoeçando a me interessar mais kkkk também me falaram sobre a semelhança com harry potter e achei isso bem legal e só pelas quotes que voce colocou ja da pra perceber que é muito bem escrito mesmo. também achei a imagem de divulgação do final do post incrível!!! amei tudo, só falta od inheiro pra comprar o livro =)

    ResponderExcluir



SUBIR