[Resenha] Precisava de Você - O Diário do Leitor

22/06/2015

[Resenha] Precisava de Você

Precisava de Você
Autor: Pedro Guerra
Editora: Belas Letras
Número de Páginas: 224

Sinopse: Então está aqui tudo o que eu guardei por algum tempo. A partir de agora eu pretendo escrever, desde o começo, a nossa história (se é que eu posso chamar assim). O nosso (des)romance. Acho que a melhor maneira de se livrar de alguma coisa (neste caso, de alguém) é colocando para fora. Então é isso que eu vou fazer. Eu vou te exorcizar de mim. Que droga. Que droga, Gabriel Vegas. Eu gostava de você pra caramba.

E pela primeira vez em quase quatro anos de blog, teremos resenha dupla ~todos vibram~. Pra quem me acompanha pelas redes sociais do blog, viu que eu recebi dois exemplares de Precisava de Você, estreia do Pedro Guerra no meio literário. Aí você me pergunta: mas então porque não sorteou ele? Simples: eles vieram autografados... para mim. Sim, os dois. Conversando com o Pedro e com nossa colunista Mari, resolvi dar um para ela ler e fazermos uma resenha em conjunto.

Quer saber o que eu e a Mari achamos sobre o livro? Só clicar e continuar lendo.


Para os iludidos.
Lola tem 18 anos e é bem resolvida amorosamente. Pelo menos achava isso até encontrar com sua amiga que havia sumido por uns tempos, a Cassandra, conhecida pelo apelido de Cassy Spears.

Calma. Este não é mais um romance gay, como tantos outros vistos na literatura atual. O problema é que Cassy namorava com Gabriel Vegas. Lola já havia visto o garoto, do outro lado da rua, no ponto de ônibus. Claro que ele nem a notou, mas o coração da jovem bateu mais forte.

A vida de Lola seguiu sem muitas novidades. A única é que Gabriel não namorava mais com Cassy, esta havia sumido novamente e os dois jovens apaixonados estavam cada dia mais próximos. Claro que Lola pensava em não se entregar ao romance logo de cara, mas Vegas sabe realmente como conquistar uma mulher, mesmo quando ela é mais velha.

E quando uma mulher se apaixona perdidamente, fica que nem troxa correndo atrás de seu amor.

Querido diário. Estou apaixonada.

Mas a convivência não está fazendo bem para o relacionamento. Mensagens trocadas com outra garota, sumiços repentinos. Lola percebe que algo não está certo. Mesmo que seu melhor amigo, Sam, e o namorado dele, Noel, digam que ele não presta, Lola finge não ver os indícios de que algo muito maior está por trás do amor.

Gabriel, você era uma montanha-russa inacreditável. A droga é que eu sempre gostei de parques de diversões.

Algo ocorre e Lola resolve abrir seus olhos. Usa como fonte de extravaso a escrita deste livro.

Então é exatamente isso que eu vou fazer agora: largar a caneta. E esquecer você.

Apresentado de forma intimista, Pedro Guerra dá voz a Lola Tavares, adolescente que está se aventurando em algo novo: o amor. As peripécias que ela e seus amigos leais enfrentam são hilárias. Por diversas vezes dei gargalhadas sozinha, imaginando as situações e me colocando no lugar de muitas delas (Mari que o diga, rs).

A Belas Letras soube utilizar meios que fizessem com que o livro fosse bonito não só visualmente, mas também acerca do conteúdo. A diagramação interna é belíssima, repleta de anotações, como se fosse realmente a própria personagem que as tivesse feito. A capa foi impressa em um papel que se parecesse com um saco pardo. Como dito na última capa do livro, o conteúdo dele foi “achado” dentro de um. Isso faz com que a obra chegue o mais perto do real escrito.

Além disso tudo, o livro veio com um CD dentro, com duas músicas, uma versão em português e uma em inglês. A Mari postou ontem os vídeos delas. Mas infelizmente o CD veio em branco. Claro que isso não foi problema algum, porque você pode conferir as músicas acessando o site oficial do livro, ou baixando pelo Purevolume.

Mais um que entrou para a lista dos inesquecíveis do ano. E Pedro, quero um Gabriel Vegas na minha vida, hahaha.

De repente você só queria se embriagar / De repente o meu coração era open bar





Um livro que, de certa forma, me escolheu. Não pensaria em ler tão cedo. Não tinha expectativas referentes a ele, nem cheguei a ler resenhas, simplesmente devorei no final de semana e depois queria mais da história. Mesmo sendo uma leitura com um desfecho, tem aquela possibilidade de uma continuação.

Conhecemos a história de Lola, uma jovem que acaba se apaixonado por um rapaz mais novo, Gabriel Vegas. Vemos aqui um relato dessa história tão turbulenta, repleta de incertezas e sentimentos à flor da pele.

Lola se sentiu atraída logo de cara por ele, que, mesmo sendo comprometido, acaba envolvendo a jovem moça em seus encantos. Ao mesmo tempo em que parece ser o rapaz dos sonhos dela, ele acaba se transformando em um sapo.

Enganam-se aqueles que acreditam que aqui encontramos uma moça frágil. Lola é a típica apaixonada iludida, mas que sabe perfeitamente dar a volta por cima. Sofre por um tempo, mas depois consegue enxergar o quanto foi ingênua.

A todo momento ela tem a companhia  de seus amigos Sam e Noel, um casal gay e que são ótimos conselheiros, praticamente irmãos de Lola.

Diante de momentos repletos de altos e baixos, encontramos o relato dessa jovem apaixonada. Esse livro, na verdade, é um desabafo diante da desilusão que ela sofreu, o aprendizado que ela teve diante de tantos fatos.

Facilmente conseguimos nos identificar com ela. Encontramos amigas tão semelhantes também em algumas situações. Pareceu-me uma conversa de final de tarde com uma amiga. Sem mais delongas, uma leitura rápida e viciante. O autor deixou a história fechada, mas com a possibilidade de imaginarmos como Lola está hoje, depois que sua vida tomou um novo caminho.

Diagramação e trabalho gráfico impecável. Enfim, indico a leitura para todos que gostem de uma leitura um tanto diferente.

3 comentários:

  1. Oiiie
    Eu adoreiiii a premissa.
    Que bom que a personagem da a volta por cima, isso é sempre legal em uma história.
    Estou louca para ler o livro.
    Que top ele ter vindo com um CD, pena que veio em branco kkkkk, mas eu vou conferir as músicas no site sim.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Estou bem curiosa com esse livro, que já está na minha estante aguardando a leitura. Acredito que seja um livro que simbolize nossos romances adolescentes. O Pedro é muito simpático e quero conhecer a escrita dele.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa para saber o que tem de errado nessa história toda, parece bem interessante. E isso de namorar o ex da amiga deve ser tenso rsrs
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



SUBIR