[Resenha] Mentirosos - O Diário do Leitor

20/11/2017

[Resenha] Mentirosos

Mentirosos
Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Número de páginas: 272
Onde comprá-lo: Amazon

Sinopse: Na família Sinclair, ninguém é carente, criminoso, viciado ou fracassado. Mas talvez isso seja mentira. Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence – neta primogênita e principal herdeira –, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido... até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.


Cadence Sinclair Eastman é nossa grande protagonista e narradora da história. A família Sinclair é tida por muitos como perfeita. Mesmo que tudo esteja desmoronando por dentro, por fora tudo parece impecável. E segue tudo assim até que acontece o tão temido acidente. 


Ao mesmo tempo que ela joga essa informação em nossas mãos, ela volta ao passado. Retorna até o ano em que havia completado quinze anos e seu pai fora embora com a amante. Voltara também aos tempos que passara na ilha com seus avós e os demais membros da família.

Junto com Johnny, Mirren e Gat eles formavam os Mentirosos, como a própria família os chamavam. Todos eram parentes, menos Gat. E conforme ela vai crescendo, um amor juvenil por ele também vai amadurecendo. Claro que para o resto da família, este amor é impossível, principalmente por causa da questão racial. Ele era tido como Heathcliff, um garoto cigano acolhido e criado por uma família impecável em O morro dos ventos uivantes. 

Depois do acidente, Cady tem amnésia seletiva, mas ela não quer que os outros saibam. Aliás, ela quer saber como tudo isso aconteceu. A última coisa que se lembra era de nadar e que talvez tenha batido a cabeça nas rochas, ficando com hipotermia e dificuldade respiratória. Quase havia morrido. Mas como isso tudo teria acontecido?



Mentirosos é dividido em cinco partes, repletas de capítulos curtos e gostosos de se ler. Cada uma delas tem um foco na vida de Cadence, mas todas se intercalam e conversam entre si.

Posso dizer que odiei Cadence desde sua primeira frase escrita neste livro. Achei ela e sua família um tanto mimada demais. Tudo o que eles querem, ele tem, e isso sem precisar levantar a bunda da cadeira. Confesso que pensei em abandonar a leitura umas muitas vezes, mas a Brubs me disse que depois tudo melhorava. E eu fiquei esperando isso acontecer.... Esperei, esperei. E não é que na ÚLTIMA PARTE, a autora resolve quebrar de vez nossos corações?

No nosso grupo no Whatsapp eu só sabia xingar. Porque gente, pensa comigo... você tem um livro, com quase trezentas páginas, e justo no último FUCKING capítulo você resolve entregar o ouro? Como assim gente.... Claro que a autora dá indícios de que algo não está certo, mas nada que realmente nos revele esse grande final. Tô chocada até agora, rs.

Agora uma coisa que me deixou meio chateada foi o fato de encontrar alguns errinhos de revisão ao longo do enredo aqui criado... São coisas que passam, mas não no tanto que acabei encontrando, rs.

Enfim... É uma leitura agradável, mas entenda que você vai odiar nossa protagonista/narradora e vai querer desistir. Não o faça!


22 comentários:

  1. Concordo com cada uma de suas palavras. Eu li o livro e fiquei imaginando que "porta" de conto de fadas é esse que essa família vive, meleca Aí vem o desfecho, mais palavrões, fazem uns dois meses que li e "porta meleca" até hoje a história me deixa com cara de boba, ela me enganou direitinho kkk

    Beijos
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro recentemente,e confesso que esperava algo mais.
    E sim,também achei a Cadence bem chatinha.
    Mas mesmo assim não consegui parar de ler até chegar no ponto crucial.
    E fiquei bem surpresa! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Já li e foi justamente esse choque final que me ganhou, passei por momentos de amor e ódio durante toda a leitura, mas no final me rendi rsrsrs. E sempre digo o mesmo pros leitores, não desistam.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Menina, eu li esse livro em Janeiro de 2016 e eu não poderia ter ficado mais surpresa com o final, não acreditava no que estava lendo. Fiquei chocadíssima. Por mais que a autora tenha dado durante toda a narrativa indícios do que de fato aconteceu, eu nunca poderia chegar àquela conclusão. Foi um final e tanto!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  5. Oi, Pâmela! Já ouvi falarem muito bem de Mentirosos, melhor do que o livro mais recente da autora (esqueci o nome...), e até adquiri esse livro. Agora fiquei curiosa em saber se vou ter a mesma reação que vc em relação à protagonista... rsrs
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Oi, pamela. Que bom que você não desistiu e que no final valeu a pena. Confesso que ouço falar muito desse livro e até tenho curiosidade em lê-lo, apesar de temer não gostar. Gostei de saber que no final a autora cria algo inesperado.

    ResponderExcluir
  7. Oi Pamela!
    Eu estou louca para ler esse livro e adoro histórias que te entregam o plot twist só no final. Mas achei importante o seu aviso sobre a protagonista.
    Adorei a resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi.

    Estou com esse livro em casa desde o ano retrasado, mas nao li ainda. Peguei um spoiler do final que me desanimou geral. Agora estou tentando esquecer que descobri o final do livro pra ver se consigo lê-lo.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?

    Eu li a prova desse livro antes de ser lançado e amei! Foi uma leitura envolvente e com um final realmente surpreendente, se tornando uma das melhores leituras do ano. Vejo que, pelo menos, não foi a única que ficou chocada com o final. Eu também achei todos os personagens mimados e sem noção, mas depois de um tempo meio que me acostumei com eles e não foquei a leitura nessa característica.
    Alguns odiaram, outros amaram. Eu não consegui ter um sentimento tão negativo com a protagonista, mas também não achei ela o máximo. Todavia, a autora soube conduzir a história e acabou, realmente, entregando o outro no último capítulo, rs.

    Enfim, adorei a resenha e agradeço a indicação, mesmo assim :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá amore,

    Meu amigo me falou desse livro, desde então to bem curiosa pra ler.
    Adorei a resenha e as fotos estão lindas.
    É muito chato quando encontramos erros mesmo, mas quando a história é legal isso deve ser deixado de lado!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Adorei sua resenha, achei bem bacana as fotos, eu curto esses capítulos meio diferentões na formatação, rs. Ahh, tenho medo de odiar a protagonista pelo que vc falou, e a leitura se tornar arrastada. Mas darei uma chance se puder.

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    eu não problemas com a protagonista durante a leitura, entendi que era exatamente isso que a autora queria passar, uma família egocêntrica que se achava acima do bem e do mau. A Cadence foi criada para ser e agir como o ser humano perfeito que todos naquela ilha (pelo menos os adultos) se consideravam e mesmo assim ela não aceitava totalmente o que lhe era imposto, acredito que pela influências do pai que não pertencia aquele mundo de ostentação, mas levando em consideração que ela foi criada praticamente pela mãe, e tinha um convívio considerável com o avô e as tias, não a culpo por ter nem que seja um pouco do mimo destilado por eles o tempo todo. O final também me surpreendeu super, principalmente porque a autora deixou migalhas de pão no caminho e eu nem sequer notei.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Não li esse livro ainda, mas vejo ótimas resenhas sobre ele e vários top 10/5 indicando-o como leitura obrigatória.
    Que pena que o livro não fluiu bem pra você, acontece

    ResponderExcluir
  14. Olá! Eu li esse livro recentemente, estava parado na minha estante há um bom tempo e, meu deus, como pude não o ler antes?! Hahahaha Confesso que também odiei a protagonista principal, o fato de ela e sua familia serem mimadas me tirou bastante do sério, mas, para mim, a leitura compensou é muito! Enfim, adorei conferir suas impressões, principalmente por já ter lido ele também. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Assim que lançou tive o prazer de ler esse livro. Muitas pessoas conseguiram logo de cara descobrir o mistério, mas não foi meu caso, eu estava tão envolvida na confusão de Candace, que não notei os sinais no meio do caminho. Enfim, uma leitura incrível!

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Minha amiga fala muito desse livro e do final que é surpreendente.Quero poder ler esse livro logo e o mais rápido possível.Se você odiou a personagem eu também irei kkkk.
    Sou muito chata com personagens.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Ainda não li esse livro, mas já vi muitas resenhas positivas e indignadas como a sua. Eu queria saber qual é essa fucking revelação do final, apesar de ter minhas suspeitas. Achei sua resenha muito bem escrita e confesso - por maldade - ri demais quando vi que você ficou em choque com esse final.
    Vou tentar ler esse livro logo.
    Beijos!
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Então, eu já vi esse livro mas nunca parei realmente para ver do que se tratava. Devo admitir que fiquei com um pé imenso atras ao saber que odiarei a protagonista, ainda mais porque tenho o costume de me irrita bastante se eu não gostar do principal kk Acho que vou deixar a dica passar por enquanto, mas eu adorei a sua resenha ♥

    Um beijo

    ResponderExcluir
  19. Oi tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro, adorei a dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  20. Oii!!
    Sempre vejo boas coisas sobre esse livro, mas é a primeira resenha que eu leio sobre ele. Eu não costumo abandonar livros, então quando eu ler, já saberei mais ou menos o que esperar e não irei desistir. A autora é malvada hein kkkkk deixar as coisas boas tudo para o último capítulo kkk.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Pamela, tudo bem??
    Menina eu escuto só elogios para esse livro e confesso que estou bem curiosa para ler ele. Tenho um problema com protagonistas chatas e elas são motivos bem reais para eu largar as historias, fiquei com medinho agora hahaha
    Adoro livros dinamicos, com capitulos curtos e leitura fluida!

    Dica anotada!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  22. Oi Pamm, minha xará!
    Ouvi falar bem da obra, até mesmo uma colaboradora minha falou super bem dele e eu pretendo dar uma chance sim, mas não agora. Porque eu sei que quando começo uma obra sendo ela boa ou ruim, vou até o fim. Contudo, acredito que se tenha momentos para ler, o enredo me parece ser promissor. Espero em breve eu possa tirar as minha próprias impressões.

    ResponderExcluir



SUBIR