[Resenha] Um dia ainda vamos rir de tudo isso - O Diário do Leitor

28/03/2018

[Resenha] Um dia ainda vamos rir de tudo isso


Lançamento do início do mês de março pela Editora Sextante, Um dia ainda vamos rir de tudo isso traz crônicas escritas por Ruth, que está em ascensão no gênero, sendo considerada uma das melhores cronistas da nova geração. Os textos – alguns publicados no blog do Estadão, outros em suas colunas nos jornais Estado de S. Paulo e Observador (Portugal) – estão divididos em cinco blocos que vão abordar diversas passagens da vida de qualquer ser humano.

No primeiro podemos observar a vida moderna e suas influências sob as pessoas, como a busca incansável por mais dinheiro, celulares, carros e viagens caras, mas esquecendo do mais simples: viver. Além disso tudo, ela demonstra como vivemos em um mundo em que a agressividade gratuita, a troco de nada, resulta em cada vez mais violência.

No segundo, onde ela nos conta sua história pessoal, temos um grande afeto emocional, pois muitas passagens nos faz pensar e refletir sobre nossa própria família e como lidamos com cada um que faz parte delas, as formas de amor, até as intriguinhas, rs.

Já na terceira parte, que podemos destacar aqueles momentos que são causas para abraços, fala sobre machismo, femininismo, homossexualidade (e como não se emocionar nessa hora), fuga da zona de conforto, violência, racismo e injustiça. Com certeza foi uma das parcelas que me deixou refletindo sobre as coisas que acontecem com as pessoas diariamente, tudo que sofremos. 

O quarto bloco de crônicas envolvem o mundo mágico das viagens, principalmente suas experiências dentro de Portugal e como isso é difícil, mas só no começo. E finalizamos com muito amor, daqueles avassaladores até as famosas dores de corno. 


Não posso deixar de falar o quanto eu gosto de crônicas e contos. Acho que acabo lendo sempre a segunda opção, por ser encontrado com maior facilidade no mercado editorial, mas sempre que encontro algum livro de crônicas, me vejo com vontade de ler. E não foi diferente ao receber as News de Março da editora e perceber que a sextante estava lançando algo no gênero. 

Uma coisa bacana ao escrever os blocos de crônicas é que ela os liga com trechos de textos/poemas de autores consagrados e que fazem parte de sua vida, de alguma forma, como: Drummond, Vinicius de Moraes e Clarice LispectorÉ bem legal ver essa relação de grandes clássicos com nossa vida cotidiana e como ela consegue fazer essa conexão.

O livro é produzido em papel pólen, com capa e diagramação simples, tudo de ótimo gosto e de fácil leitura pra gente. Não encontrei erros de revisão, então aí a gente corre pro abraço.

Se você gosta de textos curtos, assim como eu, não pode deixar de lado a leitura de Um dia ainda vamos rir de tudo isso. Vale muitíssimo a pena!


Um dia ainda vamos rir de tudo isso
Autora: Ruth Manus
Editora: Sextante
Número de páginas: 256
Onde comprá-lo: Amazon


Sinopse: Ruth Manus possui o raro talento dos cronistas capazes de produzir textos instigantes a partir de assuntos banais: uma conversa entre amigas pelo WhatsApp, uma ligação para um salão de beleza ou as dificuldades de comunicação de uma brasileira em Portugal. Mas talvez mais notável ainda seja a capacidade incomum de Ruth de escrever com sagacidade e sutileza sobre assuntos nada banais: padrões estéticos, Direito do Trabalho, machismo e outras questões contemporâneas não só pertinentes como necessárias. Um dia ainda vamos rir de tudo isso é uma coletânea de crônicas publicadas no blog do Estadão, em sua coluna do Estado de S. Paulo e no jornal Observador, de Lisboa, além de algumas inéditas. O que o leitor tem em mãos não é apenas uma seleção de textos, e sim um retrato do nosso tempo, por uma das mais destacadas cronistas da nova geração.



5 comentários:

  1. Eu adorei conhecer o livro!
    Amo contos e claro que não posso deixar passar essa dica, espero conseguir ler logo pois me interessei demais em conhecer.
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Pamela!
    Gosto demais de livros de crônicas e apesar de não conhecer a autora, achei que trouxe vários assuntos interesantes e bem abrangentes que nos fazem em um momento ou outro, ter algum tipo de identificação e ainda traz trechos de autores consagrados, maravilha!
    “Não cruze os braços diante de uma dificuldade, pois o maior homem do mundo morreu de braços abertos!” (Desconhecido)
    BOA PÁSCOA!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei bem interessante como ele trata de tantos temas importante, isso acaba trazendo uma reflexão ao leitor, o que me chamou atenção logo de cara, se tiver oportunidade quero muito ler !!

    ResponderExcluir
  4. Que legal que o livro de contos eu não tenho procurado livros assim para ler não Lia muitos livros de contos Então foi uma meta que eu estipulei para esse ano acho que vou começar por este

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã de contos, sempre fico sem entender o final e parece que falta algo, mas gostei da ideia de citar nossos autores clássicos, adoro encontrar essas citações em livros e textos.

    ResponderExcluir



SUBIR