[Resenha] A Elite - O Diário do Leitor

18/01/2018

[Resenha] A Elite


America está entre uma das seis garotas que estão em busca da coroa e do coração do príncipe Maxon. E é claro que com apenas esse número reduzido de jovens, hormônios à flor da pele, obrigações “chatas” e encontros escondidos com o príncipe, os segredos não poderiam mais ficar escondidos por tanto tempo assim.

Discussões sem fundamento, causando dor não somente à America, mas também às demais, vai causar uma grande devastação em seus corações. Celeste está cada dia mais insuportável, mas será que não é no meio de tanto desespero que podemos realmente ver quem é ela? Kriss está cada dia mais próxima de Maxon e America cada vez mais longe. Em que momento isso tudo aconteceu? Como ela não percebeu que estava perdendo-o?

As invasões ao castelo estão acontecendo com maior frequência. E America precisa fazer algo, não só para alertar a população para que eles se protejam, mas também precisa frear tudo isso, nem que custe sua eliminação no processo de Seleção.


Com um rei que a odeia, uma rainha que adoraria tê-la como “filha” e um príncipe que não sabe mais se ela é sua favorita, America não perderá nada jogando limpo, como manda seu coração. Mas será que vai dar certo?


Gente, eu acho que nesse mês de janeiro o mundo resolveu atender meus pedidos de ler alguns livros bons... Só não pensava que em minha quarta leitura teria mais um favorito para a lista. 


Uma coisa que pude perceber ao ler resenhas sobre A Elite é que a maior parte dos leitores acabou estranhando o novo rumo que as coisas tomaram desde o fim de A Seleção e ou não gostaram, ou chegaram a dizer que era o pior livro de suas vidas, como se não houvesse um terceiro que encerraria a história por completo e que talvez mudasse seus pensamentos.

Creio que essa mudança se fez necessária, pois ao terminar o primeiro livro da série, temos a sensação de estarmos vivendo em um conto de fadas. O final é totalmente previsível: a moça pobre se casará com o príncipe. Já vimos isso em outras histórias. Mas o que seria dos outros dois livros se essa atitude permanecesse? A reviravolta criada por Kiera foi de extrema importância para me prender à leitura, e acabei este segundo volume com um desejo indescritível de ler o terceiro (fato que não teria acontecido se eu não tivesse comprado o e-book, já que o livro físico vai demorar um pouco, rs).

Ao contrário da maioria das críticas, este foi o livro em que pude observar de uma forma mais profunda como Maxon se portava como futuro rei, como era para ele descobrir um novo amor. E mesmo America ficando em cima do muro na maior parte das pouco mais de trezentas páginas, ela se demonstrou forte o suficiente para não sair dali.

Aliás, é neste volume também que podemos observar alguns detalhes do passado, como por exemplo os diários de Gregory Illéa, e perceber que as coisas possivelmente estavam muito erradas por causa dele. Foi tudo muito intenso, da primeira à ultima página.

É claro que não posso deixar de tocar novamente no ponto de America estar em cima do muro, dividida entre um amor juvenil por Aspen e um futuro casamento com o príncipe Maxon. Para mim, desde o início, Aspen foi mais uma pessoa mandona, que preferia ficar sozinho a ser contrariado. Maxon se moldou ao que America necessitava a todo momento. Tava na cara que o príncipe é que deveria ser a escolha certa. Mas sabe como é o coração de uma jovem de dezessete anos, né gente, rs. Mas nem por isso vou deixar de dar a maior nota, porque o enredo, como um todo, foi empolgante demais.


A capa seguiu o padrão do volume anterior, mudando apenas a cor do vestido e o penteado de America. A diagramação interna permaneceu a mesma, simples, e não encontrei erros de revisão. Agora é só aguardar a resenha de A Escolha, que deve sair dentre os próximos dias e descobrir qual o desfecho dessa emocionante história.



A Elite
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 360
Onde comprá-lo: Amazon




Sinopse: A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto. America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer e ela está prestes a perder sua chance de escolher.

17 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Confesso que parei de ler essa série no primeiro volume, não sei explicar, mas o enredo do primeiro volume não me ganhou. Que legal que a sequência lhe conquistou, confesso que não tenho vontade de voltar a ler nesse universo...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?

    Já li esse e o terceiro livro, e sou apaixonada pela trilogia inicial. Eu achei este o mais fraco, tive muita raiva da America nesse livro, mas depois a raiva passou. Ainda tenho que terminar a leitura do quarto livro. Tenho em casa, comecei a ler, mas não consegui parar. A protagonista é um porre de chata.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Ai eu adorei essa trilogia, a inicial, pois nem li os dois seguintes lançados.
    Esse é meu segundo favorito, principalmente pelos novos rumos que a autora deu a história. Mas ainda sentia que ela poderia ter explorado mais a questão dos rebeldes. Também fiquei de coração partido com alguns fatos que acontecem nessa história, mas mesmo assim foi uma leitura maravilhosa.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!
    Apesar do livro ter se tornado uma série eu ainda considero uma trilogia, pois para mim os livros que contam são os que narram a seleção da America.
    Eu gostei do segundo volume apesar de muita gente não gostar e sim a America é uma indecisão total que quase bato nela nesse segundo volume kkkkk
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu tô muito atenta nessas suas resenhas sobre a série A seleção, porque assim como você eu não tinha a menor vontade de ler, mas você se apaixonou pela série já no primeiro livro e conseguiu me deixar louca de vontade de ler também! Hahaha Eu certamente ficaria fula da vida com essas dúvidas amorosas dela.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que nunca li nenhum livro de A seleção e não tenho nenhuma vontade. Posso estar perdendo uma grande história, mesmo com esses finais previsíveis.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Pois então, eu te entendo. Porque estou selecionando leituras que geralmente não leria e estou me impressionando com a expectativa positiva. Eu sei que alguns dos livros desta saga não agradou muita gente mas acho que vai de cada um, como você mesma falou que gostou deste livro, mas eu estou esperando pelos filmes mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Nunca me animei para ler esta série, embora tenha lido outro da autora, A Sereia e tenha adorado, a série da Seleção não me atraiu.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    O que mais me atraiu nessa leitura foi conhecer mais sobre as castas mencionadas e a forma como eles viviam. Claro que toda a competição ficou bem bacana e America e Maxon ficaram um casal bem construído.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  10. Eu não entendo esse ódio por A Elite. Pra mim, ele é muito bom e mostrou a real face das personagens. Eu não sei você, mas eu acho a América bem chatinha, mas a evolução dos outros personagens nesse livro é muito boa.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  11. Vacaaaaa! Vc falou tanto desse livro que não vejo a hora de poder adquiri o meu. Concordo com o que vc disse de Maxon e Aspen. E acho America bem chatinha

    Bruna

    ResponderExcluir
  12. Oi Pam, tudo bem?
    Eu sou um enorme fã de distopias, mas nunca me interessei por ler essa da Kiera, principalmente quando havia uma enorme hype por cima dela. Tu falou super bem do livro, e ele é o que eu mais vejo ser detonado, mas é cada um com seus gostos, haha.
    Por mais boas leituras assim!

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho uma vontade louca de ler essa série, mas ainda não consegui encaixa-la na fila de leituras. Que bom que a história e narrativa como um todo te agradou e concordo que mesmo o final sendo previsível, é importante sim q a autora trabalhe mais a história e que tenha reviravoltas, afinal independente de imaginar o final, o melhor é descobrirmos como as personagens chegarão até ele. Parabéns pela resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, confesso que não li o segundo livro ainda, mas ja li o primeiro e até gostei. Mas concordo com você sobre ser um final previsivel e tal, e acho que os próximos eu posso me surpreender, afinal as coisas mudam, não é? Quero conhecer os personagens mais profundamente e espero gostar, né! Não so do livro, mas de toda a série.

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  15. Oi.
    Li esse livro ano passado e lembro que gostei. Na verdade, vou ser bem sincera agora, li os livros um atrás do outro e bem rápido, então fico um pouco confusa em onde um termina e o outro começa e o que achei de cada um individualmente. Mas amei a história como um todo, e lembro que fiquei com o coração apertado quando o Maxon começou a se aproximar da Kriss, mas ao mesmo tempo achei bem feito para a América... kkkk (detalhe: pode não parecer, mas tenho 27 anos na anca).
    Adorei a resenha e fiquei com vontade de reler a trilogia com mais calma. Não sei se terei coragem de ler os dois livros que foram lançados depois.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    eu amo a trilogia, digo trilogia porque não li os dois últimos livros que completam a série, li os três livros em um final de semana. Não consegui parar nem pra dormir, acredita? Já pensei mil vezes em reler essa história, nossa sinto tanta saudade desses personagens e conflitos, mas tenho andado super atolada e decidi por hora seguir em frente e quem sabe ler os dois últimos livros que já estão na estante a algum tempo.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  17. Olá ♥
    Como eu disse na sua resenha do livro anterior, ao mesmo tempo que tenho curiosidade tenho o pé atrás. Vejo muitas pessoas falando que a protagonista é meio imatura e ate irrita as vezes e creio que isso seria um problema, mas deixando isso de lado estou ficando mais curiosa querendo saber o por que que a América fica meio indecisa. Mesmo o final sendo previsível coisa que eu acho que a série já é, creio que os meios justificam o fim né? rsrsr. Acho que por sua causa vou ler esses livros. rsrs

    ResponderExcluir



SUBIR